Seguidores

Alimentação saudável - Macrobiótica

Alimentação saudável - Macrobiótica

Todos os que visitam este blog eu agradeço o carinho e a atenção que me têm dado.

Comunico a todos os interessados que devido a alguns problemas relacionados com saúde a minha alimentação mudou radicalmente e por arrasto também a dos meus familiares que comigo vivem.

Assim, este blog que teve sempre a finalidade de dar a conhecer as minhas receitas confecionadas e fotografadas por mim, de todos os "pratos" que confeciono seja para consumo próprio ou para clientes continua com a mesma finalidade. A mudança é essencialmente a linha saudável de alimentação.

Todas as receitas publicadas anteriormente vão estar sempre disponíveis para quem tiver interesse em consultar. Mas a partir de agora vou postar somente receitas saudáveis que confeciono para o meu lar seguindo a Macrobiótica e ocasionalmente algumas diferentes que me forem solicitadas por clientes. Espero que me continuem a visitar e que apreciem o meu trabalho, eu com muito carinho continuo a disponibilizar para todos as receitas e fotos das mesmas.

Um beijinho e um abraço apertadinho a todos, e o meu muito obrigado.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Bolo de Frutas


Adoro bolo de frutas cristalizadas e frutos secos, mas nunca gostei muito da decoração tradicional ( glacê feito com açúcar em pó). Por outro lado adorei a decoração de um bolo de laranja cuja foto tem corrido na net. Então decidi fazer o bolo de frutas com esta decoração, deu certo!!!... Adorei o resultado.

Ingredientes:

Bolo:

1 chávena (chá) de frutas cristalizadas picadas
1 chávena (chá) de nozes picadas
1 chávena (chá) de passas de figo picadas
1 chávena (chá) de sultanas
1 chávena de manteiga
1 colher (chá) de canela
1 colher de chá de fermento em pó
1 chávena (chá) de açúcar
1 chávena (chá) de açúcar amarelo
2 chávenas (chá) de farinha com fermento
4 ovos


Decoração:
4 ou 5 laranjas cortadas em rodelas com + ou - 3 mm de espessura
1 chávena de açúcar
meia chávena de água

Bata muito bem a manteiga com o açúcar, juntando depois os ovos, o fermento, canela e por ultimo a farinha aos poucos batendo bem.
Por fim, envolva as frutas, previamente polvilhadas com farinha. Forre uma forma redonda sem buraco com papel vegetal unte com margarina (eu uso oleo em spray da Espiga) e disponha as rodelas da laranja ( já processadas anteriormente como indico em baixo) juntinhas de modo a conseguir um efeito visual bonito. Despeje a massa do bolo e leve a cozer no forno 190º, mais ou menos por uma hora, faça o teste do palito para verificar se está cozido. 

Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e desenforme retirando com cuidado o papel vegetal. Pincele todo o bolo com a caldinha que restou de cozer as laranjas para dar brilho ao bolo.

Decoração:
Comece por deixar as rodelas da laranja de molho em água fria de um dia para o outro, mudando a água pelo menos 3 vezes - isto vai retirar o amargo da casca da laranja. Depois leve ao lume o açúcar com a água e deixe ferver 4 minutos para fazer um xarope grossinho. Vá colocando as rodelas da laranja escorridas e deixe cozer um minuto de cada lado em lume baixinho. Retire as rodelas da laranja com um garfo e vá dispondo na forma como indiquei acima.