Seguidores

Alimentação saudável - Macrobiótica

Alimentação saudável - Macrobiótica

Todos os que visitam este blog eu agradeço o carinho e a atenção que me têm dado.

Comunico a todos os interessados que devido a alguns problemas relacionados com saúde a minha alimentação mudou radicalmente e por arrasto também a dos meus familiares que comigo vivem.

Assim, este blog que teve sempre a finalidade de dar a conhecer as minhas receitas confecionadas e fotografadas por mim, de todos os "pratos" que confeciono seja para consumo próprio ou para clientes continua com a mesma finalidade. A mudança é essencialmente a linha saudável de alimentação.

Todas as receitas publicadas anteriormente vão estar sempre disponíveis para quem tiver interesse em consultar. Mas a partir de agora vou postar somente receitas saudáveis que confeciono para o meu lar seguindo a Macrobiótica e ocasionalmente algumas diferentes que me forem solicitadas por clientes. Espero que me continuem a visitar e que apreciem o meu trabalho, eu com muito carinho continuo a disponibilizar para todos as receitas e fotos das mesmas.

Um beijinho e um abraço apertadinho a todos, e o meu muito obrigado.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Pão Pita ou Pão Sirio



Ola, estou de volta depois de alguns contratempos e desaires. Começou com o agravamento da doença da minha sogra acabando infelizmente com o seu falecimento. Depois foram os meus animais de estimação com uma virose que mesmo com varias idas ao veterinário e muito dinheiro gasto perdi 2 que faleceram. Entretanto o meu PC morreu tambem - valeu-me o seguro que por acaso estava a acabar. Só o recebi esta semana, felizmente não me apagaram os meus dados, pois embora eu tenha mais computadores cá em casa só neste é que guardo as fotos e as receitas. Mas nem tudo são desgraças, tenho tido felizmente muito trabalho, o que nestes tempos difíceis que atravessamos é quase uma bênção,  tanto em trabalhos de costura como em culinária-pastelaria - nota - estas não eram as minhas profissões, mas quem não tem cão caça com gato :) . Por agora só me aflige a minha saúde e do meu marido, que com a chegada do inverno o tempo frio e húmido só agrava a nossa situação, mas como o meu marido tem consulta para daqui a alguns meses e eu já aguardo a minha á 3 anos para o hospital de S. Maria, não vamos reclamar né? - nota que estou a ser irónica. Mas a serio, se nada se agravar e nós conseguirmos trabalhar e ter sempre trabalho menos mal... Tá-se bem :)

Pão pita ou pão sirio:

Ingredientes:
20 g de fermento de padeiro dissolvido em 100ml de água e 100ml de leite morno.
1 colher de chá de açúcar
uma pitadinha de sal - uso muito pouco
2 colheres de sopa de óleo alimentar - eu uso azeite
1 ovo batido
440 g de farinha

Amasse tudo muito bem, ou faça como eu utilize a maquina de fazer pão no ciclo- amassar (já não tenho força de braços para amassar estas massas).
Faça bolinhas de massa e coloque numa superfície enfarinhada para descansar por 35 minutos.(Até levedar).
Depois abra a massa  em rodelas com o rolo e deixe crescer por mais 30 minutos (até levedar e ficarem estufadinhas.)
Leve a assar em tabuleiros enfarinhados no forno bem quente - 220º mais ou menos por 10-15 minutos, não deixe que ganhem muita cor.
Depois de cozidas envolva num pano húmido ainda quentes até arrefecerem.
OBS-
Quando for abrir a bolinha de massa, NUNCA abra de um lado e vire para abrir do outro, caso contrário o pão não abrirá em 2 folhas enquanto assa.